Coordenador : Fernando de Souza Paiva
Ano: 2022
Publico Alvo : Público interno da universidade/ Instituto - cerca de 200 alunos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas participantes dos eventos; 01 docente e 01 servidor técnico-administrativo do INFES; Colégios Estaduais pertencentes à Secretaria de Estado de
Local de atuação: PCH
Resumo
Este projeto visa à integração dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia e alunos das demais licenciaturas ofertadas pelo INFES-Pádua aos alunos/professores do Curso de Formação de Professores em Nível Médio na modalidade Normal ofertados em Colégios e Institutos do interior fluminense localizados nas regiões Serrana e Noroeste Fluminense, promovendo diálogos entre ambos os locus e modus de formação docente, de forma a valorizar e fortalecer o campo da formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica e Superior. O projeto está interligado com as disciplinas PCH00027 Escolas Normais e disciplinas pedagógicas e PCH00150 Pesquisa e Prática Educativa III. A LDB n. 9.394/96, no Artigo 62, admite que a formação inicial de professores para atuar na Educação Infantil e nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental seja feita em Nível Médio, na modalidade Normal. A Escola Normal foi criada no Brasil em 1885, no município fluminense de Niterói, RJ. Desde então, no estado do Rio de Janeiro ela se mantém viva e atuante. Segundo Fonseca (2018), no Estado do Rio de Janeiro, até o ano de 2017, dos 92 municípios, um total de 75 unidades públicas ainda ofereciam o Curso Normal de Nível Médio, totalizando 20.892 alunos matriculados. Segundo levantamento feito pela referida pesquisadora (com dados da SEEDUC) havia nas regiões Serrana e Noroeste Fluminense e Serrana, até o ano de 2017, 20 colégios que ofertavam o Curso Normal, sendo 08 na região Serrana e 12 na região Noroeste Fluminense.