Coordenador : Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto
Ano: 2022
Publico Alvo : Professores da Educação Básica, do Ensino Técnico Profissionalizante e Ensino Superior do Brasil e Exterior.
Local de atuação: RCM
Resumo
A Computação sendo ela uma ciência e não apenas as tecnologias, precisa chegar nas escolas brasileiras. No momento que os estudantes aprendem a programar, eles estão também programando para aprender e este aprendizado permite que eles aprendam muitas outras coisas e criem novas oportunidades de aprendizagem - este é um caminho sem volta no contexto pós-pandêmico. Sob essa perspectiva, a presente proposta tem como objetivo apresentar e introduzir as habilidades do Pensamento Computacional através da abordagem desplugada para professores da Educação Básica buscando potencializar o lado lúdico, criativo, sistemático e lógico na resolução de problemas tais como: raciocínio lógico, abstração, reconhecimento de padrões, decomposição, entre outros. A estrutura curricular brasileira incluiu recentemente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o conceito de Pensamento Computacional, neste sentido, pretende-se realizar um amplo processo de capacitação para os professores. As atividades irão ocorrer em ambiente virtual de aprendizagem de forma não presencial através de curso online aberto e massivo (MOOC) com foco no aprimoramento do raciocínio lógico, sequências lógicas, lógica de programação e demais habilidades do STEAM - ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para trazer qualidade, criatividade e inovação para a sala de aula, adequando-se especialmente ao cenário escolar de pós-pandemia.