Coordenador : Dennis da Silva Castanheira
Ano: 2022
Publico Alvo : O curso é destinado aos docentes que atuam na educação básica e aos licenciandos em formação na área de ensino de língua portuguesa.
Local de atuação: GLC
Resumo
O curso Intertextualidade e ensino de leitura na educação básica tem como objetivo apresentar e discutir conceitos fundamentais para o ensino de leitura numa perspectiva textual a partir do fenômeno da intertextualidade. Para isso, utilizaremos os pressupostos teóricos da Linguística do Texto (BEAUGRANDE, 1997; BERNÁRDEZ, 2003; VAN DIJK, 2006), as reflexões de pesquisas recentes relacionadas ao tema (cf. CASTANHEIRA, 2018; 2022; CAVALCANTE, 2021; CASTANHEIRA; SANTOS, 2022) e as discussões das documentações oficiais para o ensino, sobretudo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Com isso, o curso dialoga diretamente com a sociedade e a academia, já que visa a discutir uma temática atual e pertinente para os estudos linguísticos e para o contexto escolar.