Liga de Trauma, Reanimação e Emergência (LiTRE - UFF) - 17 de dezembro de 1961 (Cópia) 14-03-2022
Enviar um e-mail
Coordenador :
Fernando de Barros
Ano:
2022
Publico Alvo :
A Liga de Trauma, Reanimação e Emergência da Universidade Federal Fluminense (LiTRE-UFF) tem atividades voltadas ao mais variado público possível. Com atividades voltadas a alunos de graduação de todos os cursos da área da saúde a LiTRE-UFF instiga e c
Local de atuação:
MCG
Resumo
A Liga de Trauma, Reanimação e Emergência da Universidade Federal Fluminense (LiTRE-UFF) é composta por graduandos da área da saúde da UFF que, orientados por professores e profissionais da área da saúde da própria instituição e da rede, têm com missão estimular o estudo das emergências médicas e do trauma em toda comunidade acadêmica da UFF, visando melhor formação dos alunos e qualidade no atendimento à sociedade. A LiTRE é associada ao Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Faculdade de Medicina da UFF. Possui duas áreas de atuação para ligantes: Área Pré-hospitalar e Área Intra-hospitalar, dentro das quais os alunos adquirem conhecimento teórico e prático nos temas de emergência e trauma (Ensino). Todo esse conhecimento adquirido é difundido para outros alunos e profissionais de saúde, para a comunidade (por meio das atividades LiTRE Saúde e LiTRE Educa) (Extensão), e é utilizado para a produção de trabalhos científicos (Pesquisa), além de ser aplicado em situações reais de suporte à vida, tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional futura. Dessa forma, esperamos poder retribuir o apoio institucional que é nos dado com esta iniciativa, auxiliando na redução da morbimortalidade do trauma e das doenças cardiovasculares. A atuação baseada no tripé da universidade pública brasileira, no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, faz da LiTRE-UFF um processo interdisciplinar, educativo e científico que busca promover a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, o diálogo entre os envolvidos e a comunidade para a troca e a construção do conhecimento.