Coordenador : Sandro Tiago da Silva Figueira
Ano: 2022
Publico Alvo : Professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Local de atuação: PCH
Resumo
A atividade de extensão, princípio constitucional da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e Extensão, constitui um conhecimento prático engendrado culturalmente na produção de respostas à vida cotidiana. Dessa forma, reconhecendo os estágios e as práticas pedagógicas como espaço-tempo importantes do desenvolvimento profissional de futuros docentes e conscientes da fragilidade que imerge a relação escola-universidade, sobretudo nas dimensões teóricas e práticas da formação, desenvolvemos o presente projeto no sentido de possibilitar uma fertilização mútua entre a Universidade Federal Fluminense / INFES e as escolas públicas de Santo Antônio de Pádua e municípios adjacentes na construção de paisagens ensinantes e dialógicas que reforcem a presença da universidade no espaço da profissão e da escola na formação. Entendemos que o termo paisagem instrumentaliza e fornece uma abertura a pluralidade e a coletividade dos saberes profissionais, proporcionando um lugar às práticas sociais, à aprendizagem e a socialização profissional. Paisagem etimologicamente deriva de país, originada do latim pagus, distrito rural, relacionada com pangere, apertar, colocar-se no lugar, do Indo-Europeu pag-, colocar no lugar, unir, tornar firme. Tomamos para o nosso projeto a acepção unir, tornar firme a relação universidade-escola no sentido de um enriquecimento mútuo entre os futuros professores, os professores da educação básica e do ensino superior.