Educação Patrimonial: mapeando patrimônios cotidianos com estudantes da rede pública de educação no Rio de Janeiro
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Coordenador :
Alex Assunção Lamounier
Ano:
2022
Publico Alvo :
Discentes de graduação - aprendizado em pesquisa e extensão; Instituições Governamentais Municipais: Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Professores, Gestores e Alunos das Escolas Municipais do Rio de Janeiro pa
Local de atuação:
TUR
Resumo
Este projeto objetiva identificar patrimônios cotidianos através da análise de desenhos de crianças e jovens estudantes da rede pública municipal em cidades fluminenses, sobre seus percursos entre casa e escola. O projeto anterior, Mapeamento Afetivo (coord.: Giselle Azevedo e Vera Tângari), realizado pelos grupos GAE e SEL/RJ do PROARQ-FAU/UFRJ em parceria com EPL e SME do Rio de Janeiro, promoveu análises dos desenhos e textos dos estudantes que relatam percepções e desejos sobre seus trajetos casa/escola. Nesse mapeamento afetivo – e aflitivo – do cotidiano, afetividades, conflitos e vulnerabilidades se mesclam na vivência continuada em territórios onde os caminhos preferidos são, por vezes, os únicos trajetos possíveis. Os desenhos apresentam potenciais à descoberta de ‘novos’ patrimônios, tangíveis e intangíveis, segundo o olhar das crianças, em todo o município do Rio de Janeiro. Além de grandes marcos na paisagem, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara, cartões postais da ‘Cidade Maravilhosa’, podem ser identificados outros patrimônios, como edificações com valor histórico esquecidas na cidade; vistas e panoramas a partir de pontos específicos; espaços livres públicos significativos; corpos d’água ou até alguma árvore ou outro elemento aparentemente isolado, mas com forte valor identitário local. Patrimônios afetivos talvez identificáveis apenas pelo olhar das crianças também podem ser revelados. O projeto traz, assim, o potencial de subsidiar ações integradas de educação patrimonial pautadas num viés inclusivo, contribuindo para ampliar possibilidades de efetivação do direito e acesso à cidade.