Coordenador : Alessandra Daflon dos Santos
Ano: 2022
Publico Alvo : professores e estudantes da Escola Municipal Mônica de Andrade Ribeiro, antiga E. M. Acerbal Pinto Malheiros
Local de atuação: RPS
Resumo
Desde 2017 o projeto EJA-UFF desenvolve junto à Escola Municipal Mônica de Andrade Ribeiro, antiga E. M. Acerbal Pinto Malheiros, oficinas integradas ao ensino da turma da EJA, com o objetivo de construir novas práticas de ensino-aprendizagem, valorizando os saberes e fazeres dos estudantes da EJA. A proposta que se apresenta foi pensada a partir dos novos desafios, no momento da viabilidade da retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino. Novas questões se colocam: de que modo reocuparemos os espaços institucionais? como desenvolveremos nosso trabalho em um ambiente no qual ainda teremos que ser cautelosos? o que aprendemos ao utilizarmos as tecnologias de comunicação que poderá ser incorporado em nossas ações? Será, com certeza, um novo começo no que diz respeito à sustentação dos laços com a comunidade da escola. Será, também, um ano em que se completam 5 anos desta parceria entre a universidade e a escola. Criamos laços, temos memórias e histórias construídas ao longo desses anos de trabalho coletivo. Apesar de otimistas no que diz respeito ao retorno das atividades presenciais, estamos também cautelosos e atentos aos cuidados que tal retorno exigirá de todos. A presente proposta pretende desenvolver algumas estratégias possíveis, diante de um cenário sanitário que ainda exige atenção. Informamos que há plena capacidade de execução da proposta em formato remoto, caso haja a necessidade de suspensão das atividades presenciais da UFF em função de epidemias.