Construção de um protocolo de avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista
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Coordenador :
Manuel Gustavo Leitão Ribeiro
Ano:
2022
Publico Alvo :
Participarão do estudo 10 terapeutas da ACA, 8 responsáveis e 5 crianças, na faixa etária de 3 a 5 anos, diagnosticadas com TEA, totalizando 4 famílias de baixa renda. As famílias foram escolhidas pela ACA para iniciarem o programa de intervenção remota
Local de atuação:
GCM
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) acarreta alterações cognitivas que podem afetar a funcionalidade, a autonomia e a interação social dosindivíduos. Intervenções precoces, tais como enriquecimento do ambiente, podem proporcionar mudanças cognitivas e comportamentais mais significativas, graças à maior plasticidade cerebral na infância, quando as funções cognitivas ainda estão em fase de maturação. É fundamental a avaliação dos avanços cognitivos proporcionados pelas intervenções terapêuticas e pedagógicas, como os ganhos de autonomia e funcionalidade que irão favorecer a inclusão escolar e social das crianças com TEA. Esta pesquisa busca desenvolver e aplicar um protocolo de avaliação dos avanços cognitivos de crianças com TEA submetidas a um programa de intervenção. O projeto terá colaboração da Associação Caminho Azul, responsável pelo programa de intervenção remota do qual participam 10 terapeutas, 8 responsáveis e 5 crianças de 3 a 5 anos diagnosticadas com TEA. A elaboração do protocolo de avaliação dos avanços cognitivos das crianças está dividida em três etapas. Na etapa inicial foi construída uma escala baseada na metodologia GAS (Goal Attainment Scaling). A segunda etapa contou com análise qualitativa da percepção dos pais sobre os avanços cognitivos das crianças. Nesta última etapa será avaliada a percepção dos terapeutas envolvidos e serão analisados quali-quantitavamente os ganhos de autonomia e funcionalidade das crianças, a partir dos dados coletados nas etapas anteriores. Os resultados dessa pesquisa poderão direcionar as intervenções terapêuticas e pedagógicas futuras e instruir pais, terapeutas e professores sobre os aspectos cognitivos conquistados pelas crianças a partir das intervenções realizadas.