Perspectivas para a consolidação da Revista GEOgraphia como publicação de alto impacto: avanços na indexação, fluxo editorial e divulgação científica
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Coordenador :
Juliana Nunes Rodrigues
Ano:
2022
Publico Alvo :
Professores e estudantes dos diferentes níveis de ensino (universitário - graduação e pós; médio e fundamental); pesquisadores de outras instituições; agentes e gestores públicos; grupos e/ou integrantes de movimentos da sociedade civil interessados nas
Local de atuação:
GGE
Resumo
A Revista GEOgraphia tem por objetivo divulgar o conhecimento sobre a atualidade de debates, clássicos e contemporâneos, de interesse da Geografia e de áreas afins, que dialogam com problemáticas de interesse da sociedade. A relevância da divulgação das contribuições publicadas ao longo de mais 20 anos para um público amplo de estudantes de graduação, de ensino médio e para as diversas organizações da sociedade civil, vem sendo destacada por professores, educadores e diversos agentes de movimentos da sociedade civil organizada. O trabalho desenvolvido se justifica, fundamentalmente, pela importância da divulgação da produção científica para a ação pública, assim como para a capacitação de educadores e estudantes implicados nos diversos níveis de formação. Trata-se da difusão de um rico material de suporte para a familiarização do público em geral não apenas com a produção acadêmica, mas também com processos de elaboração de problemas de pesquisa, questões, abordagens teóricas e caminhos de investigação e de intervenção distintos. Temos como público-alvo: professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e de pesquisa; educadores e alunos das redes de ensino pública e privada nos seus diferentes níveis de formação; pesquisadores de outras instituições de pesquisa; gestores e agentes públicos; movimentos sociais e agentes da sociedade civil interessados nas temáticas abordadas. Importa ressaltar que a revista é atualmente publicada exclusivamente em ambiente virtual e seu acesso é gratuito e sem fins lucrativos, seguindo-se o princípio de disponibilizar o amplo acesso da produção científica ao grande público, coadunado com a democratização do conhecimento.