Coordenador : Luiz Antonio Vieira Mendes
Ano: 2022
Publico Alvo : Professores de física do ensino médio. Estudantes de física. Estudantes do ensino Médio.
Local de atuação: PEB
Resumo
A Física, fundamental enquanto Ciência Básica e no desenvolvimento da própria Ciência e da Tecnologia, tem na experimentação um dos seus pilares. Porém a realidade verificada nas escolas das redes pública e particular é a quase a inexistência de laboratórios didáticos bem como recursos de experimentação científica nesta área. Parte disto se deve a problemas sistêmicos de planejamento e financiamento (nas figurados planos nacionais de educação, por exemplo) mas existe uma parcela importante de culpa associada à falta de familiaridade a estes tipos de ferramentas por parte de docentes do ensino médio e discentes de cursos de formação em licenciatura em física, futuros professores. Buscando atuar nesta segunda causa, este programa insere-se em um esforço, em rede (daí o termo avançado, quanto à origem do esforço), de construção de ambientes de formação (laboratórios) para profissionais formados ou ainda não, professores do ensino médio e licenciandos. Neste esforço, em um primeiro momento, será utilizada da plataforma de prototipagem Arduino que tem por características principais o baixo custo e facilidade aprendizagem. Para tal, pensamos em uma trajetória se iniciará por conectar os diferentes atores em um curso de formação a ser realizado entre as instituições parceiras, estabelecimento de um grupo de trabalho para o assunto, cursos, seminários e oficinas, captação de recursos por meio de editais para a materialização do laboratório propriamente dito, inicio de funcionamento do mesmo e a sua disponibilização à comunidade acadêmica da UFF e de docentes do ensino médio de Santo Antônio Pádua e região.