Coordenador : Erika Souza Leme
Ano: 2022
Publico Alvo : Assumindo que o conhecimento urge de uma tessitura que engloba diferentes sujeitos, portanto, resulta de formações entrecruzadas, acolhemos diversos interlocutores: estudantes em formação, professores referência de turma, professores especializados (AEE)
Local de atuação: SSE
Resumo
Com o objetivo de difundir conhecimentos e resultados gerados no projeto de extensão Educação Inclusiva na perspectiva do coensino: da teoria à sala de aula, temos como foco a produção de um livro, produto do processo formativo que vincula ensino, pesquisa e extensão, realizado na Faculdade de Educação da UFF. Nosso propósito é o de socializar relatos de experiências produzidos por professores em formação continuada e graduandos acerca das experiências vividas e refletidas no projeto de extensão e, assim, fortalecer um coletivo de ação ética, estética e politicamente ancorado nos Direitos Humanos (UNESCO, 1948), em defesa do direito de todos à educação. Embora se reconheça a existência de inúmeras barreiras à participação no processo de aprendizagem, apostamos no objetivo ético- estético—político do projeto de concretizar por meio da mudança de valores, crenças, atitudes e normas compartilhando, produzindo e difundindo o Ensino Colaborativo como processo-chave de participação plena. Esperamos que outros professores tanto em formação continuada quanto em inicial possam aprender com nossas dificuldades e aprendizados, permitindo aperfeiçoar, sempre mais, a inclusão na perspectiva do ensino colaborativo.