Coordenador : Eda Maria de Oliveira Henriques
Ano: 2022
Publico Alvo : Professores da Educação Básica, preferencialmente da rede pública de ensino.
Local de atuação: SFP
Resumo
A proposta do ateliê de projetos, inspirada no Ateliê Biográfico de Projetos de Delory-Momberger (2014), consiste na possibilidade de o professor, na construção da narrativa de sua história de vida profissional, resgatar, refletir e compartilhar suas experiências como docente neste período específico de pandemia. A partir desta tomada de consciência, num processo reflexivo, criar um projeto docente pensando no futuro que bate à sua porta, ou seja, realizar um resgate desta experiência ao modo de um balanço de vida (NOVOA, 2010) que oriente uma nova proposta de trabalho docente. É preciso um momento de parada para olhar o que foi realizado de forma tumultuada pela rapidez, incertezas, desconhecimentos que a pandemia trouxe, (re) significar esse momento e, posteriormente, articular essas experiências em um Projeto de Vida Acadêmica, que engloba, entre outras propostas, a docência na ‘pós pandemia’, possibilitando que os professores possam, nesse espaço, resgatar e refletir sobre o seu capital de saberes e de saber fazer reunidos ao longo deste processo (DELORY, 2014). Para isso, foram pensadas atividades em forma de roda de conversa, onde professores da Educação Básica da rede pública do estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal serão convidados a participar de encontros regulares nos quais irão elaborar narrativas através da mediação de diferentes linguagens artísticas (visuais e literárias). Tal proposta trabalha em uma dinâmica prospectiva, unindo três dimensões da temporalidade (passado, presente e futuro), contribuindo para a realização de um projeto pessoal de docência que possa incorporar as perdas e ganhos deste período.