Livros didáticos de Matemática: um mapeamento da produção brasileira
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Coordenador :
Flavia dos Santos Soares
Ano:
2022
Publico Alvo :
Os produtos derivados do projeto ficaram disponíveis no site do HEDUMAT https://hedumat.uff.br/ da UFF para o público em geral. Consultas no acervo físico estarão disponíveis para acesso local. O público alvo são pesquisadores e alunos de pós graduação, g
Local de atuação:
SSE
Resumo
Após ter sido negligenciado, pelos historiadores e bibliógrafos, os livros didáticos vêm suscitando um interesse entre os pesquisadores de uns trinta anos para cá. Isso fez com que os trabalhos relacionados à sua história, sua função e sua utilização em sala de aula venham merecendo, mais recentemente, a atenção também dos pesquisadores em Educação Matemática brasileiros. Os pesquisadores buscam entender o livro didático em suas inúmeras vertentes quer como suporte para o ensino e para a aprendizagem, como uma forma de entender a evolução dos conceitos presentes no texto, para compreender as questões de interesse do mercado editorial, entre outros. Este projeto tem como objetivo contribuir para a pesquisa sobre o assunto, propondo um mapeamento da produção brasileira de livros didáticos de matemática e a construção de um catálogo on line para consulta pública. O principal objetivo do projeto é a preservação das obras, em sua maioria consideradas raras, a partir da digitalização de exemplares e disponibilzação para download para leitura e pesquisa. Com este acervo espera-se contribuir para o conhecimento dos autores de livros didáticos no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX bem como se obtenha informações sobre a circulação e utilização dessas obras na escola brasileira.