Coordenador : Margareth Martins de Araújo
Ano: 2022
Publico Alvo : Eis um curso que se destina à formação de educadores sociais. Fazem parte desse grupo qualquer profissional das áreas afins, assim como cursistas de ensimo médio, especialização, graduação, pós graduação e professores de terceiro grau, presença crescente
Local de atuação: SSE
Resumo
O trabalho será na formação inicial e permanente de professores de crianças em situação de vulnerabilidade social, assim como Pedagogos, Assistentes Sociais, Psicólogos e profissionais de áreas afins. Através de temas pertinentes à demanda sócio educacional que, a cada dia exige dos educadores novas formas de ser e de estar professor-educador. Acompanharemos professores em seus locais de trabalho, auxiliando na reflexão-ação de situações oriundas do seu saber-fazer, partindo do princípio pedagógico do professor reflexivo, capaz de pesquisar sua própria prática e sobre ela intervir. Contaremos com uma proposta metodológica adequada que desafiará ao cursista a um diálogo permanente com: Aulas Teóricas e Práticas, Estudos de Caso, Vído-debates, Dinâmicas de Grupo, Oficinas e Seminários. Nossa fundamentação teórica será ancorada, principalmente, em autores que dialogam com nossa temática tais como: Freire, Freinet, Edgar Morin, Leonardo Boff e Roberto Silva. A Constituição federal de 1988. o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a implementação da Lei sobre as ações afirmativas serão por nós trabalhados. Como proposta de término de Curso teremos a elaboração de um projeto a ser desenvolvido em cada espaço de ação dos envolvidos, sob a coordenaçãodos professores do curso, objetivando a superação coletiva de situações- problemas detectadas.