Formação Cultural e Educação Inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras (Cópia) 08-02-2022
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Coordenador :
Erika Souza Leme
Ano:
2022
Publico Alvo :
Estudantes universitários com e sem deficiência; Professores da Educação básica das redes pública e/ou privada; Estudantes com e sem deficiência da Educação Básica; Visitantes, em geral, do Centro de Artes - CEART-UFF.
Local de atuação:
SSE
Resumo
O mundo vivencia tempos difíceis. O distanciamento físico, preconizado como medida preventiva à pandemia do Sars-Cov-2, tem mobilizado mentes e corações para seguirmos em frente em movimento amoroso de luta pela vida. Nesse cenário, a UFF reafirma seu protagonismo viabilizando conexões entre o saber científico e a sociedade, bem como fortalecendo espaços de diálogo, reflexão e transformação social. Imbuído deste compromisso ético e estético o projeto de extensão Formação Cultural e Educação Inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras, vinculado ao departamento Sociedade, Educação e Conhecimento - SSE/FEUFF, desenvolvido em parceria com o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense - CEART, ressignifica seu espaço, agora virtual, e busca, de maneira integral, oportunizar a difusão e a fruição crítico-afetiva da cultura com todos e para todos. É um desafio de concepção e de projeto enxergar e acolher as diferenças, daí porque urge consolidarmos práticas de acessibilidade educacional, comunicacional e social, rompendo com os processos de invisibilidade, exclusão e indiferença. Nesse contexto, cabe a parceria em tela (Projeto de Extensão-FEUFF e CEART) promover a democratização do conhecimento através de mediações culturais inclusivas que sejam possíveis de serem apropriadas por todos, reconhecendo que a diversidade é uma condição humana que implica na acessibilidade. Trata-se, portanto, de um processo de formação que potencializa o contato crítico com a cultura, amplia o leque de experiências, ressignifica o universo educacional e, sobretudo, redimensiona as práticas da sala de aula, ampliando a capacidade de relacionar os conhecimentos com a vida, minimizando atitudes preconceituosas, discriminatórias e excludentes.