LACCRI - Laboratório de Comunicação, Criação Digital e Inovação (Agência Experimental de Publicidade e Propaganda)
Enviar um e-mail
Coordenador :
Luana Ellen de Sales Inocêncio
Ano:
2022
Publico Alvo :
Discentes e docentes de graduação de Publicidade e Jornalismo do Departamento de Comunicação Social; discentes do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano; discentes e docentes dos diversos cursos das indústrias criativas do Instituto de Artes e Com
Local de atuação:
GCO
Resumo
A partir da expansão das metodologias de criação publicitária, o projeto busca ampliar possibilidades de formação e experimentação técnica das(os) graduandas(os) com materialidades das novas tecnologias, contribuir com sua formação social enquanto atores mais engajados em seus respectivos cenários e responder às demandas de capacitação observadas na atual configuração do mercado publicitário, sobretudo digital. Além de atuar como laboratório experimental de criação publicitária, focado nas tecnologias digitais e sua comunicação visual, o LACCRI expande-se para um projeto de extensão multifacetado, que inclui prestação destes serviços publicitários para divulgação científica aos demais departamentos, cursos e projetos UFF, de modo a contribuir para o fortalecimento da institucionalização de ações de extensão, ensino e pesquisa. Em diálogo a tais atividades, o projeto inclui também outras ações de extensão integradas às disciplinas, como organização e realização de eventos, palestras e workshops com profissionais do mercado, ativistas e pesquisadores. Enquanto produto destes diálogos e trocas de experiências metodológicas, teóricas e empíricas, origina-se a elaboração de materiais informativos que buscam uma construção mais socialmente engajada e ética dos profissionais da comunicação. Ao contribuir para a reflexão do ensino e aprendizagem dos processos tecnológicos, estratégicos e socioculturais relacionados às materialidades da visualidade publicitária no cotidiano, o projeto busca, fomentar e reinterpretar as possibilidades de inovação na propaganda através de pesquisas experimentais aplicadas às diferentes linguagens da mídia gráfica, digital e eletrônica. Pretende-se ainda estimular desenvolvimento de transformações e novos formatos de criação publicitária integrados ao design social e às tecnologias da comunicação, direcionados à inovação e experimentalismo.