Observatório das reformas educacionais
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Coordenador :
Claudio Fernandes da Costa
Ano:
2022
Publico Alvo :
Educadores, estudantes, militantes sociais da área da educação.
Local de atuação:
DED
Resumo
O Observatório das reformas educacionais é um Projeto, vinculado a um Curso, em parceria com o SEPE Angra-Paraty que, em 2022, acompanhará, através de educadores/pesquisadores, técnicos-administrativos e estudantes (bolsistas), a implementação das principais reformas/políticas da Educação Básica e Superior brasileiras aprovadas a partir de 2017. Neste sentido, seus organizadores buscarão recolher, sistematizar e analisar informações produzidas por meios de comunicações, organizações governamentais/não governamentais, nacionais e internacionais, instituições educacionais públicas e privadas, escolas e universidades. O observatório tem o objetivo de socializar tais informações através de rede/plataforma digital para subsidiar reflexões e ações de educadores, gestores e militantes sociais, sobretudo a partir de contradições observadas nessas reformas em trabalhos acadêmicos, no debate sindical e no próprio chão da escola. Neste mesmo sentido, em diálogo com os temas e informações sistematizadas pelo observatório e em articulação com o ensino e a pesquisa desenvolvidos por nós no IEAR/UFF, será oferecido a educadores e estudantes um curso de extensão de mesmo nome, no sentido de socializar e aprofundar, dinâmica e dialeticamente, a reflexão e análise sobre a implementação das referidas reformas/políticas em 2022. A descrição das atividades desse curso foi feita no item 1.5.9. Em relação às reformas/políticas educacionais atuais, destacamos a Lei 13.415/2017 (reforma do Ensino Médio [EM] ou Novo EM [NEM]), a BNCC (2017, 2018), a BNC-Formação (2019), o PNLD (2021), o novo SAEB (2021), o novo FUNDEB (2020), entre outras.