Educação, novas tecnologias e mídias digitais: articulando práxis inovadoras na educação básica (Cópia) 11-02-2019 (Cópia) 26-06-2019 (Cópia) 19-01-2020 (Cópia) 20-02-2021 (Cópia) 15-03-2022
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Coordenador :
Walcéa Barreto Alves
Ano:
2022
Publico Alvo :
O público-alvo principal são alunos matriculados no segundo segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Heitor Villa- Lobos. Os participantes secundários serão professores, gestores, pais e funcionários da escola, que atuarão enquanto colaboradore
Local de atuação:
SSE
Resumo
Este projeto está integrado às ações de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação (NECEERS/UFF). Sua realização está articulada ao projeto de pesquisa: Representações sociais, tecnologias digitais e o contemporâneo: investigando a escola; projeto de ensino: Projetos de trabalho: articulando saberes docentes em interface com a educação básica e projeto de Inovação: Educação e contemporaneidade: tecnologias digitais e inovação nos processos educativos. O foco principal consiste em buscar estratégias de compreensão sobre as redes de significação que se configuram no ambiente escolar acerca dos usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo da cibercultura - dentro e fora da escola. Através da perspectiva dialógica e interdisciplinar, pretende-se desenvolver atividades e práxis inovadoras em interlocução com os alunos da educação básica, em colaboração com professores. O eixo norteador se baseia nos princípios da etnografia. Nessa perspectiva, a partir das falas dos alunos e da observação do cotidiano escolar, buscar-se-á desenvolver ações que venham a promover a construção conjunta e compartilhada de ações educativas que vislumbrem novos horizontes para o processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se desenvolver um processo de socialização na construção do planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que fomentem a participação, a criatividade e a produção de conhecimento. A criação de novas estratégias e produtos a partir dos próprios atores do contexto sócio-educacional é a mola propulsora deste projeto, a fim de se potencializar, para além dos muros da escola, a cidadania crítica, participativa e democrática, visando emancipação e autonomia.