Promoção de saúde bucal a pessoas com deficiência: abordagem centrada na pessoa e família do autocuidado à reabilitação.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Flávia Maia Silveira
Ano:
2022
Publico Alvo :
O público-alvo será constituído por grupos de pessoas com deficiências, sendo considerado o que está estabelecido na Lei nº 13.146 de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que considera que “pessoa com deficiência é a aquela que tem impedimento de lo
Local de atuação:
FFE
Resumo
Na atenção à saúde bucal, a inclusão social de pessoas com deficiência pode ser vislumbrada em propostas centradas na pessoa e família/cuidador, especialmente na pandemia de COVID-19, que evidencia a maior vulnerabilidade das pessoas com deficiência, incluindo o acesso restrito a serviços de saúde. Este Projeto tem como objetivo promover o cuidado em saúde bucal com abordagem centrada na pessoa com deficiência e sua família/cuidadores, além de promover a sensibilização e aperfeiçoamento técnico-científico de acadêmicos para atuarem de forma interprofissional e interdisciplinar com prática profissional que considere os aspectos biopsicossociais inerentes ao contexto da vida deste público-alvo. Os participantes são pessoas com deficiência atendidas pelo Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) da UFF, Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (AFAPE) e as referenciadas pela Rede de Saúde do SUS. A equipe é composta por docentes, servidor e discentes dos três cursos do ISNF. Serão realizadas ações de saúde integrais, que incluem educação em saúde, atendimento odontológico (domiciliar e na clínica do ISNF), discussão de casos e seminários, dentre outras atividades que promoverão a interprofissionalidade, interdisciplinaridade e interação dialógica. Espera-se que as propostas deste Projeto melhorem a saúde bucal, a autonomia e a tomada de decisão dos participantes e introduzam mudanças no processo ensino-aprendizagem, valorizando a interdisciplinaridade, intersetorialidade, aproximação com a comunidade e integração ensino-serviço-pesquisa, incluindo novos cenários de prática que sejam mais representativos da realidade social.