Manchetempo
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Coordenador :
Pedro Aguiar Lopes de Abreu
Ano:
2022
Publico Alvo :
Com análises da cobertura jornalística e suas expressões gráficas em momentos-chave da história desde o final do século XIX, o projeto pretende atingir, principalmente: - estudantes, professores e pesquisadores de Comunicação, História, Ciências Sociais
Local de atuação:
GCO
Resumo
O Projeto Manchetempo consiste em uma galeria de primeiras páginas de jornais em datas de eventos históricos e notícias de grande repercussão nos últimos 150 anos, selecionadas por um trabalho de curadoria e analisadas segundo referenciais da edição jornalística, da comunicação visual e da história. A galeria é apresentada por meio de uma articulação de plataformas digitais, centrada num website ao qual remetem publicações em mídias sociais, que incluem reproduções digitalizadas de primeiras páginas de jornais e capas de revistas acompanhadas de textos, produzidos pela equipe de extensionistas e orientados pelos docentes, analisando o tratamento editorial conferido aos fatos históricos, a construção gráfica das páginas e o contexto de cada acontecimento. As imagens são reproduzidas de acervos públicos, como a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, ou de acervos privados expostos ao público, desde que com a devida autorização ou previsão legal para uso com propósitos educacionais sem fins de lucro. Aos alunos participantes, o projeto oferece a oportunidade de imersão em pesquisa de história da imprensa, de história do Brasil, de história geral, de questões relativas a comunicação visual, letramento midiático, retórica e retórica visual, além da prática de redação, edição e publicação em plataformas digitais, favorecendo a formação de competências profissionais. Ao público, o Manchetempo permite o resgate da memória dos discursos produzidos pelo jornalismo impresso sobre fatos de relevância histórica e a sistematização de conteúdos atualmente dispersos em acervos distintos, fornecendo material que pode ser adotado para uso paradidático em ensino fundamental, médio e superior.