EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM TERRITÓRIO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO
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Coordenador :
Ana Lucia Abrahao da Silva
Ano:
2022
Publico Alvo :
Profissionais de saúde vinculados a atenção primária em saúde que estejam atuando no combate ao COVID-19.
Local de atuação:
MEM
Resumo
Este estudo toma como problema os desafios do cotidiano, frente a pandemia de COVID-19 em sua dimensão micro dos processos, no interior das equipes de saúde na Atenção Primária em Saúde (APS) pois, são situações em que a ação, seja ela clínica ou do cuidado exigindo por parte dos profissionais intervenções, na maioria das vezes não estruturada, implicando em reflexão constante sobre os atos e processos práticos do fazer, por parte dos trabalhadores. O objetivo deste projeto, consiste em desenvolver processos de educação permanente com ênfase na assistência e no cuidado na pandemia do COVID-19 nas redes de atenção primária em saúde. A construção deste estudo, empregará a pesquisa intervenção, que produz uma dinâmica que associa a investigação cientifica com a análise dos processos de trabalho dos envolvidos na proposta. Ao mesmo tempo em que o estudo acontece, é realizado a análise das práticas, com espaço para aprender e ensinar. Serão empregados, como ferramentas de produção de dados: o diário de campo, solicitado a todos os participantes; exploração de casos clínicos e de cuidado em roda de conversa virtual, centrada na lógica da educação permanente com profissionais das equipes de saúde. Como resultado o desenvolvimento de recursos tecnológicos para a operação do trabalho com o COVID-19, um fluxograma analisador; perfilados pela noção de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de construir cotidianos eles mesmos como objeto de aprendizagem individual, coletiva e institucional, disponibilizados para a Secretaria Municipal de Saúde.