Inovações pedagógicas para formar professores em diálogo com a inclusão e a diversidade
Enviar um e-mail
Coordenador :
Rejany dos Santos Dominick
Ano:
2022
Publico Alvo :
Professores da UFF e das escolas públicas, estudantes dos cursos de licenciatura da UFF e estudantes do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão.
Local de atuação:
SSE
Resumo
Neste projeto focamos as ações de interação da universidade com docentes das escolas, mas estas acontecerão on-line. Buscamos aprofundar os diálogos entre e com os diferentes saberes de docentes em formação inicial e continuada, sistematizar e produzir novos conhecimentos sobre as necessárias inclusões mediadas pelas tecnologias informacionais e assistivas para o ensino dentro da perspectiva da tecnologia social proposta pelo Instituto de Tecnologia Social. Nossas ações educacionais serão voltadas para o enraizamento de uma memória coletiva instituinte, plural e democrática entre os profissionais das redes envolvidas e estudantes da graduação e da pós-graduação que participarem do projeto. Buscamos a produção de reflexões críticas que gerem ações de interlocução entre os diferentes saberes sobre as necessárias inclusões que podem acontecer na educação básica e os usos das tecnologias na educação. Acreditamos que a interlocução dos profissionais da educação básica e da universidade seja indispensável para a transformação e qualificação dos profissionais dos dois espaços e conseqüente inovação e melhoria da qualidade da educação on-line. Dialogicamente interagimos com os princípios da pesquisa-ação e da pesquisa participante. Este projeto articula três dimensões indissociáveis na Universidade pública: a pesquisa, o ensino e a extensão. Os aspectos extencionistas representam nossa principal porta de diálogo com os profissionais de ensino.