Science Rocks UFF
Enviar um e-mail
Coordenador :
Christianne Bretas Vieira Scaramello
Ano:
2022
Publico Alvo :
Sociedade (falantes do idioma em que o conteúdo do canal é produzido - português), tanto abrangendo membros da comunidade acadêmica da UFF como fora dela através do instagram e do youtube que contam, em conjunto, com cerca de 200 milhões de perfis ativos
Local de atuação:
MFL
Resumo
Além de fazer comunicação científica compartilhando seus achados aos seus pares, é importante que os cientistas promovam divulgação científica, contribuindo para que as descobertas sejam conhecidas pela população leiga. Ações como essa tornam-se ainda mais importantes em um país onde a ciência tem sido progressivamente mais desprestigiada. Com o advento da pandemia da COVID-19, muitas questões ficaram ainda mais contundentes e outras mais emergiram. Desde fake news até o descrédito à Ciência, passando por vieses políticos, que colocaram em cheque medidas sanitárias, o distanciamento social e a vacina como estratégias de mitigação da infecção pelo novo coronavirus, com estímulo a um tratamento precoce da doença sem eficácia comprovada. Compreendendo a abrangência e a relevância das redes sociais nos dias atuais, essa mídia se tornou estratégica para divulgação científica. O projeto Science Rocks UFF surgiu em abril de 2020 com essa finalidade abrangendo inicialmente um perfil no instagram (@sciencerocks.uff) e posteriormente também um canal no YouTube (www.youtube.com/channel/UCt9_G9WxgI7TqwIeW_nk1fw). A equipe inicial do projeto abrangeu dois estudantes de graduação da UFF, três alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares e uma pesquisadora pós-doutoral vinculada ao mesmo Programa. Até o momento o projeto dispõe de cerca de 210 publicações no perfil do Instagram, com aproximadamente 80 vídeos também disponíveis no youtube, versando sobre diferentes temas científicos. São cerca de 1030 seguidores do perfil do Instagram e 500 inscritos no canal do youtube. Lá o video mais assistido (Recomendação PRISMA) já dispõe de quase 6mil visualizações desde sua publicação em julho de 2020.