Mudanças Globais e Realidades Locais: A Fronteira da Ciência como Instrumento à Emancipação
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Coordenador :
Humberto Marotta Ribeiro
Ano:
2022
Publico Alvo :
O projeto é voltado para interação entre professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar do Ensino Básico e universitário. Na universidade, o público-alvo abrangerá professores, discentes do Laboratório de Ecologia das Mudanças Globais (
Local de atuação:
GGE
Resumo
As áreas de elevada vulnerabilidade social apresentam PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS muito frequentes, os quais representam importantes prejuízos a diferentes sujeitos sociais em ÂMBITO LOCAL. Como a justiça ambiental envolve essa distribuição desigual dos riscos dos impactos ambientais entre os diferentes sujeitos sociais, torna-se indispensável integrar o conceito de MUDANÇAS GLOBAIS com as REALIDADES LOCAIS marcadas pela (in)segurança hídrica, alimentar e climática das populações mais pobres. No entanto, ainda há carência de materiais de divulgação científica sobre este tema, relevantes instrumentos críticos para difusão da fronteira do conhecimento ambiental. A presente abordagem emerge inovadora ao possibilitar a estreita interação horizontal entre discentes e docentes de escolas de periferia e universidades, com potencial abrangência à comunidade em geral. As atividades de extensão propostas incluem (1) AUTORIA COLETIVA Escola-Universidade de materiais de divulgação científica sobre a fronteira do conhecimento ambiental e interesse local das periferias brasileiras, (2) Desenvolvimento de JOGOS PEDAGÓGICOS para garantir a interação ativa dos estudantes do ensino básico, bem como (3) DIÁLOGO COM A SOCIEDADE em geral, por meio da divulgação do material produzido em uma rede social. Portanto, a bolsa de extensão solicitada se torna indispensável ao principal objetivo deste projeto, difundir um caráter de emancipação a partir de uma educação inclusiva, que se apropria do conhecimento global para solução dos problemas locais, utilizando metodologias ativas que favorecem o processo ensino-aprendizagem em consonância a ambas as inter-relações Escola-Universidade e Discente-Docente. A equipe proponente agrega diversidade de instituições entre ESCOLAS e UNIVERSIDADES PÚBLICAS em grupo com atuação em andamento.