O Instagram como ferramenta de divulgação científica: uma estratégia de popularização do sistema visual
Enviar um e-mail
Coordenador :
Rafael Brito da Silva
Ano:
2022
Publico Alvo :
O público alvo escolhido para ser atendido pelo projeto compreendem, jovens e adultos que tenham interesse e conhecimento na área de fisiologia do sistema visual.
Local de atuação:
GCM
Resumo
O século XXI é marcado por grandes avanços tecnológicos. Nesse sentido, a comunicação e interação social se modificou com o advento da internet. O conhecimento, que antes era hegemônico de jornais, revistas e livros, se torna livre no cenário da web e acessível a diferentes classes socioeconômicas. Além disso, surge as mídias sociais, um espaço de compartilhamento, colaboração e construção do conhecimento. Esse novo modo de se comunicar foi integrado por setores, como o da educação. Hoje há uma série de mídias sociais sendo utilizadas como propagadoras de informação técnico-científica para públicos alvos específicos, sendo o Instagram uma das mais utilizadas. A ciência é algo desconhecido por muitos e o cientista é visto como um indivíduo descolado da realidade cotidiana. Cabe aos pesquisadores a árdua tarefa de quebrar esse paradigma. Assim, as mídias sociais surgem como uma ponte entre pesquisa e o público em geral contribuindo para a alfabetização científica e o combate das chamadas Fake News. Com isso, o objetivo do projeto é a manutenção da página no Instagram denominada Pega a Visão para a popularização das pesquisas realizadas no campo da visão dentro e fora da Universidade Federal Fluminense. Para tal, serão criados posts de divulgação com os novos membros discentes dos laboratórios participantes, assim como posts de divulgação de linhas de pesquisas e trabalhos científicos. Ao final do projeto esperamos aumentar significativamente o número de seguidores e interações, que indiretamente serão utilizados como parâmetro de eficiência das atividades propostas.