Coordenador : João Bosco Bezerra de Farias
Ano: 2022
Publico Alvo : Professores e/ou alunos do entorno do Noroeste Fluminense e/ou interessados em Etnoconhecimento.
Local de atuação: PEB
Resumo
Esta ação de Extensão procura, no âmbito educacional, estimular ações, marcadas pelo diálogo e troca de saberes, voltadas para: o ensino de Matemática, a aprendizagem significativa e crítica da Matemática, para a existência da pluralidade cultural da sala de aula, e para a valorização, e ampliação do conhecimento do aluno, da sua formação, da sua cultura, e do seu meio social. Ela tem por objetivo fomentar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Por isso, encoraja, também, o desenvolvimento de um ambiente de divulgação, estudo, reflexão e análise sobre Etnomatemática a partir das pesquisas e dos trabalhos científicos publicados sobre este tema. Para tal, procura, sobretudo, com o envolvimento e a participação de professores e/ou alunos do entorno do Noroeste Fluminense e/ou interessados em Etnoconhecimento, fomentar e modernizar projetos educacionais que façam da Matemática algo vivo, atraente, flexível, importante e que lidem com situações reais, atuais e regionais. Daí, por meio de uma infraestrutura, inicial, de recursos audiovisuais e sala, mediante exposição oral, debate em grupo, planejamento e execução de atividades de gestão, promove grupos de trabalho, tais como voltados para: a matemática recreativa, a matemática indígena no Brasil, o patchwork, as práticas matemática das classes profissionais (ou entre elas) e a História da Matemática em diversas civilizações. Desse modo, buscamos criar oportunidades de conscientização em questões educacionais sobre multiculturalismo, interdisciplinaridade, inclusão, contextualização, e pedagogia da equidade.