Imunolog - Divulgando Ciência
Enviar um e-mail
Coordenador :
Maria Fernanda de Souza Costa Silva
Ano:
2022
Publico Alvo :
O público-alvo deste projeto são jovens de 16-30 anos, brasileiros, usuários de mídias sociais como Instagram, Facebook e Youtube. Temos como objetivo auxiliar na alfabetização cientifica dessa parcela importante da população, que são os principais usuári
Local de atuação:
GIM
Resumo
A divulgação de conteúdo científico tem como objetivo a aproximação da universidade da sociedade em geral. O acesso à informação é uma necessidade social e por isso hoje a internet, com seu poder global, é uma importante ferramenta para facilitar e ampliar a disseminação e o acesso à informação sobre as mais diversas áreas do conhecimento. A divulgação de conteúdo científico com linguagem acessível, interessante e em formato atrativo pode favorecer democratização do conhecimento para a população em geral e permite a valorização do trabalho do pesquisador/professor frente a sociedade. As plataformas de rede social têm crescido muito nos últimos anos, principalmente quanto ao número de usuários e com um alcance abrangente da população brasileira, tornando um dos principais canais de comunicação. Essas redes são gratuitas e permitem a comunicação ágil e interativa em diferentes formatos de conteúdo. As plataformas como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram apresentam objetivos, população alvo e formatos de conteúdo diferentes. Elas permitem uma interação rápida com a sociedade, através da resposta direta aos questionamentos referentes ao conteúdo postado. No mês de março de 2020, foram lançados os canais de divulgação científica Imunolog – Divulgando Ciência nas seguintes plataformas: Facebook, Youtube e Instagram. Esse canal tem como objetivo divulgar novidades científicas em linguagem acessível, interessante e em formato atrativo através de mídias sociais, a fim de favorecer a democratização do conhecimento. Atualmente, temos focado mais em postagens no Instagram, uma vez que esta plataforma tem maior alcance no nosso público-alvo, que são jovens de 16-30 anos.