Administração de conflitos e produção do conhecimento: um diagnóstico sobre usos e abusos de drogas na escola
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Coordenador :
Frederico Policarpo
Ano:
2022
Publico Alvo :
O público-alvo se constituiu para além do público universitário. Buscamos atingir professores, funcionários, alunos e seus responsáveis, do Colégio Estadual Walter Orlandine, localizado no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro,
Local de atuação:
DSP
Resumo
O objetivo da presente proposta é contribuir para a integração entre professores e estudantes de escolas públicas com professores e estudantes da Universidade Federal Fluminense através da difusão e da produção de estudos sobre o campo da Segurança Pública e da administração de conflitos, tendo como ênfase a abordagem preventiva à abusos de drogas lícitas e ilícitas. O projeto foi elaborado por pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Psicoativos e Cultura (PsicoCult), em parceria com o Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC), grupos de pesquisa vinculados ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). A perspectiva é a das ciências sociais, notadamente a antropologia. Toma-se como base os projetos acadêmicos realizados desde o ano de 2016 no Colégio Estadual Walter Orlandine, localizado no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Estes projetos contam com o apoio do CNPq e da FAPERJ através da concessão de bolsas de Iniciação Científica para alunos de Ensino Médio, e tiveram como resultado mais notável até o momento a produção de conhecimento acerca das múltiplas naturezas dos conflitos escolares e a socialização acadêmica de jovens estudantes da rede pública de ensino. Portanto, este projeto visa ampliar o alcance do trabalho já realizado, por meio de reuniões de pesquisa, palestras, seminários, oficinas e grupos focais, que vem subsidiando a produção de uma cartilha virtual e outros produtos com características informativas e preventivas sobre o abuso de drogas lícitas e ilícitas, seja no ambiente escolar ou não.