Coordenador : Carolina Spiegel
Ano: 2022
Publico Alvo : O projeto terá como público diretamente envolvido estudantes de graduação e professores do ensino médio e superior. Todavia terá como público indireto alunos do ensino médio que terão acesso a mais casos do jogo e ao jogo digital. Além disso, o projeto en
Local de atuação: GCM
Resumo
Novas abordagens para valorizar, disseminar e enraizar o conhecimento científico são necessárias para combater o negacionismo científico. Numerosos avanços científicos realizados na área de biologia celular e biotecnologia contribuíram para sociedade em diversos setores como a medicina e a indústria. Porém, apresentam em seu ensino e divulgação uma série de dificuldades a que têm sido contornadas através de atividades lúdicas. O jogo investigativo de tabuleiro CÉLULA ADENTRO foi uma estratégia desenvolvida a fim de resgatar o prazer da descoberta e do aprendizado. Os jogadores agem como investigadores, fazendo anotações, discutindo e chegando às próprias conclusões para os casos que abordam temas importantes e atuais sobre a célula e biotecnologia. O jogo está disponível no formato Print and Play em diferentes sites e tem tido bastante demanda, com número de acessos à página Download superando 65.000 por ano em apenas um dos sites. Diversas instituições de ensino tanto no nível médio como superior vêm utilizando o jogo. No entanto, a demanda para que também seja disponibilizado em formato digital se tornou premente sobretudo com a pandemia e o ensino remoto. Assim, pretendemos ampliar o CÉLULA ADENTRO e o seu uso tanto de forma física como digital e ainda desenvolver um novo jogo de Escape Room virtual baseado em um de seus casos. Almejamos ainda desenvolver novos casos, atualizar os sites e promover uma oficina com professores para discussão da importância do Lúdico no Ensino de Ciências e a apresentação do jogo Célula Adentro na plataforma digital e em tabuleiro.