Coordenador : Elisabeth Martins da Silva da Rocha
Ano: 2022
Publico Alvo : O publico-alvo constitui populações de áreas endêmicas para a esporotricose, uma zoonose negligenciada que atingiu proporção hiperendêmica no estado do Rio de Janeiro, residentes em regiões distintas do município de Niterói , adjacências (Região Metro II
Local de atuação: MIP
Resumo
A esporotricose é uma zoonose negligenciada causada no Brasil pelo fungo Sporothrix brasiliensis. Começou no Rio de Janeiro como uma epidemia sem precedentes e hoje avança para outros estados do Brasil e até mesmo para países da América Latina. Os gatos são muito suscetíveis à doença e são os transmissores para outros animais, inclusive para humanos. Ainda hoje acontecem erros de diagnóstico e terapêuticos e principalmente, o desconhecimento por parte dos tutores das medidas de prevenção e controle , da importância da adesão ao tratamento prescrito por veterinários, tem contribuído ainda mais para a disseminação da doença dos animais e consequentemente dos casos zoonóticos. Esse projeto realizará divulgação informativa de ações educativas sobre medidas preventivas dessa zoonose ao público. Será oferecido ainda aos animais acometidos, atendimento e diagnóstico laboratorial gratuitos, cruciais para o enfrentamento da doença. O diagnóstico pelo isolamento do agente em cultura constitui o padrão ouro para o diagnóstico permitindo superar possíveis falso-negativos por outros métodos, e instaurar tratamento eficaz e a subsequente notificação. Estarão envolvidos a Universidade Federal Fluminense, por meio de seus docentes, pós-graduandos e discentes vinculados ao curso de graduação em medicina veterinária em interação com o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, região metropolitana do RJ. Pretende promover aos discentes o equilíbrio entre teoria e prática com diversificação dos cenários de aprendizagem; ao mesmo tempo articulando ensino, pesquisa e extensão, democratizando o conhecimento acadêmico. O conhecimento adquirido na comunidade, por sua vez, retornará à IES em seus âmbitos educativo e científico, agora vivenciados.