Coordenador : Rosimere Mendes Cabral
Ano: 2022
Publico Alvo : Alunos da graduação de Biblioteconomia e Arquivologia
Local de atuação: GCI
Resumo
Os discentes precisaram enfrentar todo o cenário de crise e luto propiciados pela pandemia de COVID-19 e mesmo assim dar seguimento as suas aulas e pesquisas de modo remoto sem que tenham recebido qualquer preparação/treinamento para tal. Enquanto docente, reconhecemos a necessidade de estar atenta aos efeitos psicológicos desta pandemia e propomos a leitura como atividade terapêutica, o método biblioterapêutico. Na intenção de proporcionar uma sensação de acolhimento e uma possibilidade de alívio momentâneo das tensões da realidade. Fundamentamos as nossas ações na Biblioterapia, que é um campo de estudos interdisciplinar analisado e alimentado pela Biblioteconomia, Educação, Medicina, Psicologia entre outros. Nesse sentido, passamos a desenvolver sessões virtuais de biblioterapia no âmbito das duas disciplinas que desenvolvemos na graduação. A frequência dos alunos e o feedback foi positivo. Desde então, formalizamos nossa iniciativa em um projeto de extensão, que veio como uma forma de auxiliar os nossos alunos a aprenderem a lidar a manter uma boa saúde mental. Vemos essas sessões de contação de histórias e diálogo, como uma forma de promover o crescimento pessoal, melhora da autoestima, da resiliência, do medo, humor e redução do estresse. Uma vez que os meios digitais extrapolam os limites do campus da universidade, já que dispensam a presença no local e asseguram uma interação social diversificada e segura, temos expandido o projeto para um maior número de discentes.