Academia na escola
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Coordenador :
Aline Araujo dos Santos Rabelo
Ano:
2022
Publico Alvo :
Público interno da Universidade: professores da UFF e alunos de graduação e pós-graduação Instituições governamentais estaduais: Colégio Estadual Guilherme Briggs: esse ano faremos ações de atualização de professores de ciências e oficinas para os alu
Local de atuação:
MFL
Resumo
É papel da educação básica formar para a vida, para o efetivo exercício da cidadania. A avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), de 2015, demonstrou que o desempenho dos estudantes brasileiros entre 15 e 16 anos em ciências encontra-se abaixo da média dos países avaliados. Este foi o primeiro ano em que a satisfação dos professores de ciências também foi considerada e os mesmos apontaram que a falta de recursos educacionais é um aspecto que influencia negativamente a instrução. Foi constatado que educadores que participaram de atividades de desenvolvimento profissional se mostraram mais satisfeitos com a profissão (Pisa, 2005). Os dados do PISA de 2018 mostram que o Brasil continua com baixo desempenho em relação à média em Leitura, Matemática e Ciências. Esses resultados demonstram a importância de iniciativas de atividades de formação continuada de professores, produção de recursos educacionais e reflexão sobre o locus institucional, social e regional, essenciais para a melhora da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, tendo um papel não só no aprimoramento do conteúdo como também motivacional. Pretendemos fortalecer a parceria interinstitucional investindo em uma intervenção nas escolas parceiras nesse projeto que contribua para o desenvolvimento social, tendo um caráter multidisciplinar, e para a otimização de formação de qualidade, envolvendo alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.