Estudos e Tratamento Fisioterapêutico das Incontinências (Cópia) 15-12-2015 (Cópia) 17-01-2017 (Cópia) 07-12-2017 (Cópia) 10-01-2019 (Cópia) 07-01-2020 (Cópia) 29-12-2020 (Cópia) 06-02-2022
Enviar um e-mail
Coordenador :
Rachel Moreira Morais dos Santos
Ano:
2022
Publico Alvo :
Pacientes do programa de Estudos e Tratamento do Tabagismo e portadores de incontinência urinaria do Hospital Antonio Pedro, através de encaminhamento do setor de Urologia, Uroginecologia e rede Pública de saúde.
Local de atuação:
MFL
Resumo
A incontinência urinária(IU) e/ou anal (IA) conceituadas como condição na qual ocorre a perda involuntária de urina ou fezes e gases respectivamente, que geram um problema social ou higiênico, são doenças que acarretam problemas de saúde adicionais e, por conseguinte, impactando negativamente a qualidade de vida. Embora sejam doenças que não ameaçam a vida, norteiam para um dilema multifatorial que atinge o indivíduo física e psicologicamente, resultando em isolamento social, baixa auto-estima. Diante da escassez de estudos da utilização dos recursos fisioterapêuticos, falta de busca no tratamento e por acreditarem que a incontinência é uma condição normal e resultado do processo de envelhecimento e não uma doença, nos motivou elaborar mecanismos de orientação, construção de conhecimentos e aprimoramento de profissionais da área e a introdução de um serviço para atendimento fisioterapêutico dos portadores de incontinência. Cabe ressaltar, que este serviço não é encontrado nas redes publicas e somente de forma privada, onde inviabiliza a utilização pelos pacientes do HUAP. Em 2021, conclui a minha formação em Auriculoterapia Clínica com uma represente no Brasil, da Escola Raphael Nogier. Esta metodologia visa o diagnostico e tratamento de diversas disfunções orgânicas. Neste ano, daremos continuidade ao uso de terapias integrativas, tais como acupuntura, Auriculoterapia Clínica, visando à melhoria de qualidade de vida.