Educação Inclusiva na perspectiva do coensino: da teoria à sala de aula (Cópia) 22-02-2022
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Coordenador :
Erika Souza Leme
Ano:
2022
Publico Alvo :
Assumindo que o conhecimento urge de uma tessitura que engloba diferentes sujeitos, portanto, resulta de formações entrecruzadas, acolhemos diversos interlocutores: estudantes em formação, professores referência de turma e professores especializados (AEE)
Local de atuação:
SSE
Resumo
O campo da inclusão fundamenta-se na concepção da diferença, algo da ordem da singularidade da humanidade. Assim, a educação inclusiva implica o desenvolvimento pleno de todo ser humano, para isso urge admitirmos que há diferentes formas de aprender e, portanto, de ensinar. Nesse sentido, o Ensino Colaborativo (Coensino) se apresenta como uma possibilidade à inclusão, que entrelaça os professores do ensino regular e especial, em que ambos se co-responsabilizam pelo processo de ensino-aprendizagem de um grupo heterogêneo de estudantes, nos quais há alunos com deficiência. Diante do exposto, o objetivo central é atrelar os processos de Formação docente inicial e continuada, como um espaço/tempo de fortalecimento e compreensão mútuos da diferença humana, onde professores da educação básica e graduandos estudem, partilhem e ressignifiquem concepçoes e açoes movidos pela experiência, pela pesquisa e na proposição de ações pedagógicas inclusivas que acentuem a colaboração. Sustentado pelo aporte teórico-metodológico da Teoria Crítica, com Horkheimer e Adorno (1973), por defenderem que o indivíduo se forma com o outro e com o meio, isto é, na convivência, bem como por iluminarem o aspecto fundante do processo de formação dos indivíduos: é preciso ir além da adaptação (ADORNO, 2010). Dessa maneira, o autor enfatiza que urge superarmos o modelo social vigente de enquadramento, homogeneização e integração, daí porque nosso objetivo é engendrar um processo formativo que rompa com esse estado de coisa, calcado na crítica, no encontro com o outro e consigo mesmo e com o contexto historicamente situado em relação à diferença humana.