Automedicação e Antimicrobianos: Uma Relação Perigosa
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Coordenador :
Renata Ximenes Lins
Ano:
2022
Publico Alvo :
AÇÃO DE EXTENSÃO : Trabalho educativo-preventivo junto aos usuários e profissionais da saúde da rede pública do município de Nova Friburgo que serão orientados através de Palestras/capacitação, oficinas, folhetos explicativos e cartazes sobre os perigos d
Local de atuação:
FFE
Resumo
Automedicação e antimicrobianos: uma relação perigosa é um projeto que vem desenvolvendo desde de 2017 trabalho de conscientização sobre os perigos da automedicação, problemática, que assim como a do desenvolvimento de resistência microbiana a medicamentos, vêm encontrando ambiente extremamente propício para agravamento no cenário da pandemia do coronavírus. Devido aos inúmeros impactos na saúde não somente individual, mas também coletiva – e, em última análise, global – ambas temáticas merecem atenção redobrada e só valida o trabalho que vem sendo desenvolvido por nosso projeto de extensão que teve sua maior expansão e alcance no ano de 2020 através das plataformas digitais. O uso irracional de antimicrobianos favorece o surgimento de superbactérias, que representam, atualmente, um desafio global à saúde pública. Somente no Brasil, cerca de 23 mil mortes ocorrem anualmente devido a infecções causadas pelas superbactérias: o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial na utilização de antimicrobianos. Com a COVID-19, tal problemática encontra importante agravo pelo considerável crescimento da prática da automedicação, que contribui diretamente para disseminação dessa resistência. Assim, tornam-se ainda mais necessárias ações de conscientização e educação em saúde que tragam a temática para perto da população em geral, disseminando a importância do uso racional de antimicrobianos em meio à comunidade e a profissionais da área de saúde. Nosso projeto busca, através da articulação entre universidade e sociedade, mitigar os impactos causados pela desinformação, por meio de abordagem dialógica e ações de promoção de saúde de caráter inter, multi e transdisciplinar, sustentado pela indissociável tríade ensino-pesquisa-extensão.