Autismo na Universidade: múltiplas perspectivas e ações
Enviar um e-mail
Coordenador :
Stephan Malta Oliveira
Ano:
2022
Publico Alvo :
Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e ciências humanas e sociais em geral, pessoas autistas ou com outras deficiências, familiares, ativistas de movimentos sociais relacionados ao autismo e a outras deficiências, pesquisadores/as das d
Local de atuação:
MMI
Resumo
O autismo constitui uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada, de acordo com os principais manuais de classificação diagnóstica em psiquiatria, a CID-11 e o DSM-5, pela seguinte tríade: prejuízos na comunicação, na interação social e por um padrão restrito e repetitivo de interesses, atividades e comportamentos (APA, 2014). Ambos os manuais unificaram a nomenclatura sob a categoria transtorno do espectro autista – TEA. A prevalência do TEA tem aumentado significativamente nas últimas décadas, sendo de 1 para cada 44 crianças (CDC, 2021) atualmente. O objetivo geral do Colóquio consiste em promover um debate plural e interdisciplinar sobre o autismo, levando em consideração as múltiplas perspectivas e produções discursivas acerca da condição. Os objetivos específicos consistem em: apresentar e divulgar os diferentes projetos e ações que vêm sendo realizados na Universidade Federal Fluminense relacionados ao autismo; difundir produções de conhecimento técnico-científicas relacionadas ao autismo, convidando os diversos atores sociais - profissionais, estudantes, familiares, pessoas autistas ou com outras deficiências, ativistas, pesquisadores/as - para o debate, aproximando desta maneira, a Universidade da sociedade; promover a aproximação entre as diversas ações realizadas na Universidade voltadas para o autismo bem como a interlocução entre os docentes e discentes participantes destas ações. Espera-se com o evento não apenas a difusão do conhecimento técnico-científico, mas também a participação ativa da sociedade e a consequente construção dialógica de novos conhecimentos sobre o transtorno do espectro autista, que direcionem ações no contexto acadêmico, social e de políticas públicas em geral, sobretudo, nas áreas da saúde, educação e ação social.