Coordenador :
Stephan Malta Oliveira
Publico Alvo :
Aproximadamente 28 participantes - 7 crianças entre 3 e 10 anos de idade, que apresentem autismo ou outras vulnerabilidades (psíquica ou social) e 7 adolescentes entre 11 e 17 anos com autismo ou outras vulnerabilidades, além de suas responsáveis.
Resumo
O presente projeto busca articular assistência, ensino, pesquisa e extensão, integrando a Universidade - por meio dos docentes e discentes - com a sociedade civil - por meio dos pacientes e familiares. Há uma ênfase à interdisciplinaridade/interprofissionalidade, mediante a participação de profissionais/docentes/discentes das áreas da medicina, psicologia e pedagogia. O Projeto compreende um Grupo de Estudos, grupo com as responsáveis, ações de capacitação de profissionais da educação e duas Oficinas de Música, sendo uma voltada para crianças e outra para adolescentes com autismo ou outras vulnerabilidades (psíquica e/ou social). Os principais objetivos são: a promoção do bem-estar, a construção de encontros autênticos por meio da abertura e doação ao outro - dimensão clínica - o combate ao preconceito e valorização da diferença/diversidade humana - dimensão ético-política; e contribuição na formação discente - dimensão formativa. As Oficinas de Música se fundamentam na musicoterapia de improvisação, no existencialismo e no paradigma da neurodiversidade, que concebe o autismo como fruto da variabilidade natural do funcionamento neuronal. A periodicidade da oficina é semanal. A técnica consiste na interação musical, em que todos os participantes se expressam de forma livre e improvisada. As avaliações são feitas a partir de uma descrição qualitativa, em um Diário de Campo. Espera-se com o Projeto a conscientização de todos e todas envolvidos/as acerca do autismo não como déficit, mas como expressão da diferença/diversidade humana bem como o reconhecimento de que todos/as somos vulneráveis enquanto humanos, mas que algumas populações se encontram duplamente vulneráveis em virtude da exclusão social.