Coordenador : Adriano Vargas Freitas
Ano: 2022
Publico Alvo : Alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática e áreas afins, alunos de Pós-graduação em Matemática e áreas afins e professores das redes públicas e privadas de ensino. O público-alvo é estimado por atividade.
Local de atuação: SSE
Resumo
As avaliações em larga escala vem apontando problemas na qualidade da educação, principalmente no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da Matemática. Com frequência, esses problemas são creditados à formação dos professores. Mesmo que a formação inicial na universidade dê ao futuro professor instrumentos para sua ação, essa formação não possui um caráter terminal. Segundo Ponte (1994, p.6), o professor está longe de ser um profissional acabado e amadurecido no momento em que recebe a sua habilitação profissional. Assim, o desenvolvimento profissional é uma perspectiva em que se reconhece a necessidade de crescimento e de aquisições diversas de forma permanente. Entendemos que professores da educação básica e alunos de cursos de Matemática, independente da boa adequação do currículo e de sua formação, necessitam de uma visão integrada e atualizada de conteúdos, metodologias, práticas e pesquisas realizadas na área de Ensino de Matemática e afins. São essas experiências, dentre outras, que o Projeto Eventos em Educação Matemática pretende proporcionar. Ele tem como objetivo geral proporcionar oportunidades de intercâmbio e socialização de informações, saberes e experiências entre profissionais atuantes em Matemática e Educação Matemática. De forma específica as ações desenvolvidas (internas e externas) terão formato de cursos, palestras e oficinas, com participação de expositores convidados, com temas abrangentes e acessíveis, como vistas ao desenvolvimento profissional de estudantes e professores em atividade. Dentre estes temas, destacamos resultados de recentes pesquisas, novas perspectivas para a atuação na sala de aula, atualização em relação a legislações educacionais e análises de propostas de ação pedagógica.