PID - PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO: SEMIOLINGUÍSTICA E ENSINO: A SALA DE LEITURA COMO ESPAÇO DE FRUIÇÃO
Enviar um e-mail
Coordenador :
Glayci Kelli Reis da Silva Xavier
Ano:
2022
Publico Alvo :
Alunos do COLUNI. Comunidade escolar. Professores da Educação Básica.
Local de atuação:
GLC
Resumo
O Programa de Iniciação à Docência (PID), criado em 2005, tem por objetivo proporcionar aos licenciandos de Letras da UFF oportunidades de atividade docente orientada desde o início da graduação. É um programa de aprimoramento que busca, sobretudo, um espaço de reflexão sobre ensino/aprendizagem de Línguas e Literaturas na perspectiva do profissional de Letras. Tendo como espaço de atuação a Sala de Leitura do Colégio Universitário Geraldo Achilles dos Reis – COLUNI/UFF, o projeto busca, então, avançar nas relações universidade/escola básica/comunidade escolar ao mesmo tempo em que se procura oportunizar ao licenciando de Letras o contato com uma realidade concreta de ensino/aprendizagem, visto que este se pretende um educador e não só um especialista em linguagem e língua. Como arcabouço-teórico, serão utilizados pressupostos da Linguística Textual e da Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Além da formação docente e da conexão universidade/escola, o projeto tem como objetivo beneficiar não só os alunos do Coluni, mas também a comunidade em geral e os professores da Educação Básica de outras instituições, visto que as atividades e recursos produzidos serão disponibilizados em canais que poderão ser acessados por todos.