Coordenador : Wanderley Moura Rezende
Ano: 2022
Publico Alvo : Licenciandos de Matemática, Pedagogia e professores que ensinam Matemática na educação básica e superior.
Local de atuação: GMA
Resumo
O projeto HQEM - História em Quadrinhos no Ensino de Matemática originou-se no grupo de estudos homônimo consolidado como uma ação do Programa Dá Licença desde 2018. Entusiastas das histórias em quadrinhos, o grupo aposta no uso dessa mídia como um elemento mediador para a resolução de problemas matemáticos. Caracterizada na literatura como uma linguagem popular, de fácil acesso e compreensão, os quadrinhos podem auxiliar na compreensão dos contextos dos problemas matemáticos de forma lúdica, eliminando obstáculos da língua materna e possibilitando ao professor o entendimento das dificuldades intrínsecas da linguagem e dos conceitos matemáticos. O projeto tem como principais metas: (i) a consolidação do grupo de pesquisa Alfabeta-zação! para licenciandos e professores interessados nas HQ como ferramenta pedagógica para a sala de aula de Matemática; (ii) a produção de material didático para o ensino e aprendizagem da matemática da educação básica; (iii) a orientação e produção de Trabalhos de Conclusão de Curso dos licenciandos em Matemática ou de dissertações e monografias de pós graduandos em ensino de matemática; (iv) a produção de artigos em periódicos especializados; e (v) a capacitação de professores da educação básica na utilização dessa mídia em sala de aula.