Cardápios adequados, saudáveis e sustentáveis: instrumentos de apoio, operacionalização e formação para agentes da alimentação escolar
Enviar um e-mail
Coordenador :
Daniele da Silva Bastos Soares
Ano:
2022
Publico Alvo :
Nutricionistas e gestores da alimentação escolar da Fundação Municipal de Educação de Niterói, diretores, merendeiras, pedagogos e outros funcionários das unidades escolares do município de Niterói.
Local de atuação:
MNS
Resumo
A infância representa um importante período da vida onde o cuidado com a saúde, em especial com a alimentação, é fundamental para as fases subseqüentes. A escola é um espaço onde ocorrem experiências capazes de promover a construção de valores, hábitos e atitudes, além de possuir papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem para formação social sendo um espaço privilegiado para promover saúde. Programas de promoção de saúde e nutrição nas escolas podem melhorar os resultados educacionais das crianças e a educação de qualidade podem conduzir a melhores resultados de saúde e nutrição. Os cardápios escolares apresentam-se como uma importante estratégia de consolidação dos princípios, diretrizes e recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar, devendo estar pautados na sustentabilidade, sazonalidade, diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada. Esse projeto se propõe a desenvolver, implementar e avaliar instrumentos e métodos de apoio, operacionalização e formação para agentes da alimentação escolar com convergência para a oferta de cardápios adequados, saudáveis e sustentáveis. Materiais e atividades de formação serão elaborados, implementados e avaliados no âmbito de atuação dos diretores, pedagogos, professores e merendeiros que atuam em escolas municipais de Niterói com base em legislações governamentais, manuais e documentos dos Ministérios da Saúde e da Educação, recomendações internacionais e/ou em resultados de estudos científicos. Trata-se de um projeto cuja finalidade é fortalecer o PNAE com vistas a fomentar a temática cardápios saudáveis e sustentáveis como parte do planejamento pedagógico e das práticas institucionais implementadas pelos sujeitos atuantes na educação pública da cidade.