FabLab - EDITAL PDPA 2020 - PREFEITURA
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Coordenador :
Claudio Tinoco Mesquita
Ano:
2022
Publico Alvo :
Alunos do ensino básico de escolas públicas e privadas de Niterói. Além de alunos da área de saúde do ensino acadêmico da UFF e público geral com acesso à internet.
Local de atuação:
HUAP
Resumo
O ensino por meio de atividades empíricas é uma necessidade para a melhor assimilação de conteúdos teóricos. Essa metodologia de aprendizado permite ao estudante observar fenômenos, formular hipóteses, realizar experimentos e trabalhar em grupo, o que contribui para o aprendizado científico (1). Em paralelo, uma das sete dimensões prioritárias para a melhoria no desempenho escolar da prefeitura de Niterói descritas no livro Niterói Que Queremos é o método de ensino, relacionado à intensidade e eficácia do aprendizado do aluno, pois dessa forma esses futuros profissionais, os alunos, estarão mais próximos de obterem sucesso para os desafios trazidos ao mercado de trabalho pelas novas tecnologias. A medicina vem incorporando estas inovações, com a perspectiva de transformar o cuidado à saúde na forma atual. Este projeto promoverá o aumento do letramento científico de alunos do ensino básico ao mesmo tempo que aumentará o conhecimento dos mesmos e da sociedade sobre as ciências da saúde, enfatizando as doenças cardiovasculares, que estão entre as mais prevalentes no Brasil, assim como de física e as aplicações das radiações ionizantes em saúde, repercutindo em grande impacto econômico e social. A ferramenta principal será um FabLab montado para realização das atividades propostas. Os laboratórios do tipo FabLab implicam em características conceituais que vão de encontro a um ensino público voltado ao aprendizado por solução de problemas, inovação tecnológica e valorização das ciências exatas. Um laboratório desse tipo tem a ver com a democratização do acesso às ferramentas para criatividade e invenção.