Entre o ordinário e o sutil: a organização da Educação Infantil nos detalhes
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Coordenador :
Nazareth Salutto
Ano:
2022
Publico Alvo :
O público envolve docentes e discentes da Universidade Federal Fluminense, equipe (gestores, professores, demais funcionários, famílias), professoras, professores e demais profissionais de instituições de Educação Infantil (pública e privada), professores
Local de atuação:
SSE
Resumo
O projeto desdobra-se de ações de extensão realizadas nos últimos três anos. Tem por objetivo levantar, problematizar, compreender concepções que norteiam práticas e interações entre adultos e crianças na Educação Infantil. Considerando singularidades do trabalho na primeira etapa da educação básica, tendo as manifestações das crianças, desde bebês, como centralidade do trabalho pedagógico, o projeto visa construir estratégias de escuta, observação, documentação da construção das relações, interações e práticas no cotidiano da Educação Infantil, a partir das categorias: ordinário, sutil, detalhes. Tais categorias coadunam com a perspectiva de que as práticas pedagógicas na Educação Infantil se constituem a partir das interações (BRASIL, 2010), logo, não estão dadas a priori num currículo pré-estabelecido e hermético, mas construídas no interior das relações (detalhes) que se tecem nas experiências do dia a dia institucional (ordinárias). Aprender a olhar com inteireza, interesse e disposição compreensiva o modo como as crianças se inserem (sutileza) no mundo macro das relações, são orientações para as dinâmicas de observação e documentação que sustentam as práticas pedagógicas em sua dimensão processual. Desse modo, o projeto visa: (i) construir estratégias para o olhar interessado no ordinário; (ii) documentar o observado elencando princípios que se voltem para a construção circular dos planejamentos e das práticas; (iii) construir instrumentos de devolução da documentação de modo processual, ético, estético.