Coordenador : Dirce Uesu Pesco
Ano: 2021
Publico Alvo : Alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, ensino técnico e tecnológico incluindo deficientes visuais
Local de atuação: GGM
Resumo
Enquanto perdurar a pandemia da Covid-19, os trabalhos desenvolvidos serão no formato remoto, e atividades que são realizadas no Laboratório de Ensino de Geometria-LEG, no IME/UFF, quando possível, serão adaptadas para o formato digital. Este projeto integra a área temática Educação com a do Trabalho, no que concerne à formação continuada do professor de Matemática e visa à socialização e democratização da Matemática, em realização de mostras publicas desse museu. A elaboração de artefatos didáticos, apropriados para um museu interativo e seu emprego na capacitação de docentes em atividades correlatas têm demonstrado serem ações seguras para a melhoria do ensino da Matemática. As atividades concernem à elaboração de artefatos de baixo custo e pertencem aos processos de difusão e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos em espaços de ciência, no caso, de um museu interativo de Matemática. A comunidade docente do ensino fundamental e médio do estado do Rio de Janeiro tem solicitado a apresentação deste museu e de salas correlatas. É necessário criar condições necessárias ao manuseio dos materiais concretos e em mídia digital, no caso de alunos com deficiência visual, e à portabilidade. As ações exigem um processo de adequação no qual não podem ocorrer perdas, tanto da qualidade do material adequado ao aluno com deficiência ou ao vidente, quanto das propriedades de modelagem científica. A prioridade enquanto durar a pandemia é a inclusão de materiais no formato digital, bem como capacitação de professores do ensino fundamental através de plataformas quer permitam atividades interativas e síncronas.