Coordenador : Camilla dos Santos Ferreira
Ano: 2021
Publico Alvo : Estudantes de cursos de licenciatura, estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de universidades públicas e, especialmente, professores de escolas públicas.
Local de atuação: SSE
Resumo
Pouco tem ganhado espaço a produção acadêmica sobre extensão, considerada uma ação da universidade em parceria com a comunidade no compartilhamento do conhecimento produzido mediante ensino e pesquisa, visando à interação e à transformação da realidade social local e global. A Revista Sede de Ler visa ampliar o espaço de divulgação de ações extensionistas realizadas por docentes da UFF e outras instituições com foco na formação inicial e continuada de professores. Reunindo professores, licenciandos e estudantes da educação básica para debater as práticas de leitura e escrita nos diferentes segmentos de ensino, a revista, que em seu último número teve publicações de autores vinculados a pelo menos 25 diferentes instituições, localizadas em sete estados e no DF, se configura produto aglutinador de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas a essa temática. Mediante a organização de calendário, serão planejadas coletivamente as etapas finais do número 8 e todas as etapas do número 9 da revista, bem como sua divulgação na plataforma de periódicos da UFF, nas páginas do PROALE e do GEPLEA e em outros espaços. Espera-se, como principais resultados, fortalecer a relação comunidade-escola-universidade, essa última assumindo a responsabilidade da formação de professores para atuação engajada nas escolas, inclusive pelo viés extensionista. Defende-se a imprescindibilidade da inserção dos licenciandos e dos professores das escolas públicas, de modo dialógico e interdisciplinar, nas práticas sociais letradas próprias da esfera acadêmica, assim como se defende a abertura da universidade para os docentes dessas escolas. A revista Sede de Ler é esse espaço.