Coordenador : Pedro Aguiar Lopes de Abreu
Ano: 2021
Publico Alvo : Com análises da cobertura jornalística e suas expressões gráficas em momentos-chave da história desde o final do século XIX, o projeto pretende atingir, principalmente: - estudantes, professores e pesquisadores de Comunicação, História, Ciências Sociais e Desenho Industrial; - estudantes e professores, em diferentes níveis, interessados em história do Brasil e do mundo; - estudante e professores, em diferentes níveis, interessados em história da imprensa; - estudantes e professores, em diferentes níveis, interessados em letramento midiático e estratégias comunicacionais.
Local de atuação: GCO
Resumo
O projeto envolve pesquisa, curadoria, análise e comunicação por meio de uma coleção digital de primeiras páginas de jornais impressos, abrangendo edições em datas selecionadas desde o final do século XIX até a atualidade. Nestes artefatos, podemos observar diferentes abordagens e estratégias de comunicação, presentes em elementos textuais e visuais, como texto, imagens, projeto gráfico e diagramação. O principal produto resultante será um website, no qual serão publicados itens desta coleção, acompanhados de comentários sobre as diferentes abordagens comunicacionais. Com a análise destes elementos, o projeto pretende trazer à tona questões relevantes não apenas para o jornalismo, mas também para a educação para mídias, importante aspecto da formação cidadã. A seleção de páginas analisadas levará em conta momentos-chave da história brasileira e mundial, assim como exemplos relevantes de estratégias específicas de cobertura jornalística. Os colaboradores do projeto terão a experiência de seleção, desenvolvendo habilidades de curadoria, e de análise, aplicando conhecimentos acerca de estratégias comunicacionais. Além disso, farão a publicação e divulgação dos resultados para o público, exercendo habilidades de redação, veiculação e promoção. O público terá acesso a reproduções digitais de primeiras páginas de jornais históricos como dispositivos de fomento para pesquisas e atividades didáticas. Interessados poderão também utilizar as análises em discussões e conteúdo relacionado à educação para mídias.