Coordenador : Érika Cecília Soares Oliveira
Ano: 2021
Publico Alvo : Alunos de diferentes cursos de graduação matriculados na disciplina de Psicologia da Educação ministradas pela coordenadora do projeto.
Local de atuação: SFP
Resumo
Este projeto tem como objetivo instigar a constituição de comunidades engajadas de aprendizagem no campo da Psicologia da Educação inspiradas pelo pensamento de bell hooks, que propõe a partir da pedagogia engajada a aprendizagem a partir de comunidades de aprendizagem, ou seja, coletividades que se formam de forma horizontal, com o acolhimento pluriversal das diferentes vozes e histórias que compõem o espaço acadêmico. Desta forma, o projeto contará com a participação de duas mestrandas e uma doutoranda na disciplina intitulada Psicologia da Educação oferecida pelo Departamento de Fundamentos Pedagógicos- SFP e ministrada pela professora doutora Érika Cecília Soares Oliveira e tem como objetivo promover a facilitação de encontros ao longo do semestre buscando a constituição de comunidades de aprendizagem. As convidadas tem experiência no campo da psicologia da educação, das múltiplas pedagogias possíveis e das juventudes, além de serem pesquisadoras no campo dos feminismos base teórica que sustenta a ideia de comunidades de aprendizagem. As comunidades de aprendizagem, de acordo com bell hooks, estão apoiadas na partilha de histórias, na perspectiva plurivocal e na relevância e acolhimento das experiências como produtoras e promotoras de conhecimento. Desta forma, o projeto vai funcionar nas segundas-feiras com encontros síncronos com alunas/os da disciplina (28/06,12/07,26/07,02/08,16/08,23/08,30/08,13/09).