Coordenador : William de Goes Ribeiro
Ano: 2021
Publico Alvo : Estudantes de Pedagogia interessados em compreender a política curricular, bem como jovens e experientes pesquisadores no campo da educação
Local de atuação: DED
Resumo
O presente projeto tem como objetivo trabalhar com o ciclo de políticas como uma das possibilidades teórico-metodológicas de análise de política educacional. Oferece ao pesquisador, iniciante ou experiente, ferramentas de estudo e de trabalho com a abordagem. O ciclo de políticas é uma metodologia aberta cunhada por Ball e Bowe em 1992 e posteriormente reconfigurada (BALL, 1994) e repensada pelo sociólogo das políticas (BALL, 2011), conforme o próprio prefere se denominar. Stephen Ball é um pesquisador experiente cuja obra tem tido recepção internacional, procurando compreender o processo da política em seus múltiplos e interligados contextos. Mainardes (2006a, 2006b, 2018) é um dos pesquisadores brasileiros que mais tem contribuído para o estudo em diálogo com o referido sociólogo. No campo curricular, Lopes e Macedo (2011a, 2011b) discutem a atualidade da proposta, pertinência e limites, apontando a contribuição de um pensamento mais complexo sobre a política educacional. Em um contexto de definição de uma política curricular nacional e centralizadora, como a Base Nacional Curricular Comum, instituída em 2017, estudos como o de Ball podem oferecer valiosos recursos de pensamento sobre currículo e outras áreas interligadas, como as políticas de formação e de avaliação, por exemplo. Este projeto visa então - em diálogo com estudiosos do campo - de diversas instituições parceiras - oferecer possibilidades de aprofundamento para o assunto. Com a circulação de propostas tecnológicas e cursos online - em um momento como o que vivemos com a pandemia - o curso terá viabilidade, estando adequado às condições de estudantes/pesquisadores interessados.