Coordenador : Emeli Moura de Araújo
Ano: 2021
Publico Alvo : O público alvo é amplo pois os cosméticos são utilizados por pessoas de todas as faixas etárias, de todas as identidades de gênero. De forma virtual o público são estudantes, profissionais da área de saúde e de outras áreas. Se ocorrer de forma presencial também terá como alvo profissionais de estabelecimentos de beleza, estudantes, mulheres gestantes e lactantes, pais e responsáveis por crianças e adolescentes, dentre outros. As palestras, oficinas e ações sociais serão realizadas em Niterói-RJ, podendo ser em clínicas, colégios, universidades, estabelecimentos de saúde ou beleza, hospitais, de modo virtual ou presencial
Local de atuação: MTC
Resumo
Cosméticos são produtos destinados para aplicação sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência. São produtos considerados essenciais pela população brasileira e de fácil acesso por serem de venda livre e não necessitarem de prescrição médica, mas da mesma forma que ocorre com outros produtos que promovem a saúde e o bem estar do consumidor, produtos cosméticos podem apresentar riscos e reações adversas aos usuários, decorrentes de fatores individuais, uso inadequado devido à falta de orientação profissional, ou o uso prolongado que pode gerar problemas mais graves, como o câncer. O objetivo do presente projeto é orientar a população sobre o uso correto de cosméticos e os riscos envolvidos no uso destes produtos. Serão realizadas, de forma virtual, publicações informativas nos ambientes virtuais (site a redes sociais) criadas e consolidadas em 2020, ações sociais, oficinas e palestras em hospitais, colégios e Universidades. Espera-se que a população faça um consumo mais consciente desses produtos e também tenha um local de referência para procurar para tirar suas possíveis dúvidas.