Coordenador : Joice Galli
Ano: 2021
Publico Alvo : Professores das redes municipais de ensino (RME), bem como das redes estadual e federal do Rio de Janeiro, além de discentes e pesquisadores das licenciaturas em línguas.
Local de atuação: GLE
Resumo
O presente projeto de extensão visa reunir os profissionais da rede pública de ensino de línguas estrangeiras e/ou línguas adicionais (LE/Lad) no âmbito do estado do RJ, a fim de aproximar universidade e sociedade no contexto da pandemia e da pós-pandemia. Pretende-se assim um convite à formação docente continuada. A partir de um aporte teórico, sustentado em três grandes eixos, quais sejam, Letramento e Representação; Análise do Discurso (AD) e Integração das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) embasaremos nossas discussões, como forma de manifestação política frente à promulgação e imposição de uma única LE, conforme indicado pela BNCC (2018). Fundamentarão nossos debates Silva (1999), Bunzen (2019) Camelo & Galli (2019), Calvet (2020); para o segundo eixo, Bakhtin (1929, 1979), Daher & Sant’Anna (2021), Deleuze & Guattari (1980), Foucault (1969, 1971, 1979), Maingueneau (2005), Rocha (2006, 2014), Rocha & Daher (2015) e Schwartz (2016); e o terceiro Lankshear & Knobel (2008, 2011), Kellner (2000, 2004, 2006), Cope & Kalantizis (2000), Kenski (2012; 2013); Paiva (2010; 2012, 2019); Dudeney, Hockly, Pegrum (2016), Rojo (2009, 2014, 2019), Rabello (2014, 2020 no prelo) respectivamente. Inserido como planejamento para serem pensadas ações de políticas públicas plurilingues, o presente projeto de extensão insere-se igualmente nas linhas de pesquisa em que atuam as docentes proponentes, nas três línguas diretamente envolvidas neste projeto, que são o espanhol, o francês e o inglês. A organização de encontros, que culminarão com um evento final justificam-se pela indissociabilidade do tripé acadêmico através da interação dialógica com a comunidade.